/
/
Publicações

Vai comprar material de construção?

Há tempos atrás parecia mais fácil comprar materiais para sua obra. Mas, a industria da construção cresceu, as opções de marcas se multiplicaram e produtos alternativos são tantos que é quase impossível conhecer a todos. Além disso, surgiram novas formas de se vender e comprar produtos. Aproveite essa diversidade para ganhar em estilo e economizar!

Trabalhar em casa

Ser profissional e viver num mesmo espaço é um dos desafios do nosso tempo. Algo previsto pelos visionários na década de 70, como Alvim Tofler no seu livro A Terceira Onda, hoje é uma realidade cada vez mais freqüente, como conseqüência da tecnologia que nos permite a informação em tempo real em remotos lugares. Quem privilegia a qualidade de vida e as mordomias de trabalhar junto a sua casa não troca esta rotina por nada.

DOWNLOAD

Relacione-se bem com sua equipe de obra

Na semana que passou falamos sobre cuidados na alvenaria, e fiz uma observação quanto a participação do proprietário no canteiro de obras. Considerando as incontáveis situações desconfortáveis que já presenciei, hoje apresento um código de postura, regras básicas para orientar o seu relacionamento com sua equipe de trabalhadores.

Reciclar o entulho

Restos de uma obra: concreto, madeira, pregos, latas… parece que não vale nada. Mas o custo do descarte deste material, produto de um índice altíssimo de desperdício que a indústria da construção civil brasileira gera por cada metro quadrado construído, será pago por toda a sociedade pelo dano ambiental. Hora de pensar seriamente no assunto.

Quem é quem na obra

Houve uma época em que ao construir pensava-se em contratar um pedreiro e alguns serventes e a equipe estava montada. Hoje, com o aprimoramento dos materiais de construção e a exigência de qualidade dos serviços, tornou-se impossível uma solução tão simplista.

Projetando para terceira idade – 1

O investimento em uma residência, em sua maioria, é feito apenas uma vez na vida, e representa o esforço de uma família em sua trajetória. Com esta visão, parece oportuno, ao planejar, pensar nas necessidades próprias que todos temos com a chegada da terceira idade, criando residências que nos garantam liberdade e o máximo de autonomia

Projetando para a terceira idade – 2

Abordamos em outro texto que as edificações em geral, e as residências em particular, não estão preparadas para pessoas com alguma dificuldade física ou portador de necessidades especiais, com limitações permanentes ou transitórias. Pois existe a busca de um padrão construtivo que facilite a vida de todos, sem discriminações e estigmatizações. É o Desenho Universal, para a criação da casa segura

Programa de necessidades

Planejamento é a palavra chave para quem quer construir. E passa, invariavelmente, pela elaboração de seu programa de necessidades. Na linguagem dos arquitetos, isto significa listar a demanda e o perfil de cada usuário do espaço. Acompanhe, e entenda por que isto é fundamental para o resultado do projeto.

Procura-se um terreno

Procurar um terreno para construir e escolher com critérios claros é uma das etapas mais importantes da obra. Decisiva esta etapa requer atenção em alguns aspectos que comprometem o resultado final, como orientação solar, aclives acentuados e até leis que incidam sobre a área. Quem deseja fechar um bom negócio deve avaliar bem o que listamos abaixo, para não se arrepender depois.

Problemas na pintura?

Os problemas com pinturas quase sempre têm solução. Alguns casos são mais complicados que outros, mas, encontra-se uma saída.

Preservar, mas como?

Estávamos outro dia falando sobre a preservação, e surgiu, abrindo o detalhe, a pergunta: preservar como?

Preservar para quê?

Diz-se que tradição é o consenso através do tempo. Deste consenso depende a continuidade de uma sociedade e de suas formas, mas também sua capacidade de progredir e atualizar-se harmoniosamente. Ao perder a memória, perde-se a identidade, e assim, em nome de uma liberdade, temos que resignar-nos em aceitar casas iguais em todas as partes…

Preservando nosso patrimônio

Ações de resgate, eis o que precisamos. Pessoas que dediquem amor e tempo para nossa história…

Planejar ou arriscar?

Finalmente chegou a hora de construir, reformar ou decorar, seja sua casa, escritório, fabrica ou barco. Dar forma a um sonho. Melhorar sua qualidade de vida. Fazer um investimento seguro.

Loft – modernidade ou resistência?

Imagine uma casa fechada por fora e ampla por dentro… E mais, que seja pequena em área, clara em luminosidade, ampla na sensação de estar, e prática para quem quer viver na casa e não ser escravo dela. Esta é a melhor definição de um loft.

Imóvel verde

O conceito de “verde” nos leva a pensar em algo que esteja de bem com o planeta. E que tal avaliar isto na hora de comprar ou construir um imóvel?

Entenda a avaliação do custo de uma obra

Você vai construir ou reformar. Mas não tem idéia de como dimensionar o que vai custar e avaliar se o desembolso futuro estará dentro da sua disponibilidade de recursos.

Idade x Espaços

Existe uma fase da nossa vida que requer atenção específica, sobretudo nos espaços que estão sendo construídos – a chamada melhor idade. São cuidados que vão além daqueles que tomamos para as pessoas portadoras de mobilidade reduzida, uma visão mais ampla do dia-a-dia, seja para pessoas com limitações ou não.

Hidráulica x Manutenção

Instalações de água, esgoto e gás são as etapas da obra que comprovadamente mais causam manutenção.

Gosto se discute?

Pois estas questões como essa, que pareciam banais, agora fazem parte de tratados de “filosofia”, onde experts analisam comportamentos e chegam avaliar se um espaço bem decorado pode ou não influenciar na felicidade das pessoas. Faça conosco um passeio pela publicação do filósofo suíço Alain de Botton em seu livro A Arquitetura da Felicidade.

Enxugar custos da obra

Uma questão sempre complicada e de difícil equação trata do controle dos custos de uma obra. Precisamos considerar que qualquer construção envolve uma quantidade muito grande de variáveis, que facilmente estouram as previsões iniciais.

Drenar o terreno: para quê?

Recentemente fui consultada para solucionar um problema em uma obra que é recorrente e de gravidade e conseqüências. Estou falando do escoamento das águas pluviais, quando uma drenagem para condução dos mananciais resolveria o problema.

Contrate bem a mão de obra

Obra atrasada, gastos maiores do que o previsto pelo orçamento, material desperdiçado. Tudo isso, infelizmente, é muito comum quando se constrói ou se reforma. Um dos motivos é a mão-de-obra.

Contratar um Arquiteto

Existem coisas que são interessantes saber antes de contratar um Arquiteto para planejar o seu espaço. Afinal, o sucesso do projeto dependerá diretamente do seu relacionamento com o profissional encarregado de dar forma a seus sonhos.

Construir é terapêutico

Está provado: construir é um processo terapêutico. Entre tantas definições, sabe-se que construir é vivenciar uma nova etapa da vida, reforçar laços, realizar sonhos, organizar a vida, proteger. Realização, este é o termo.

Construir de bem com a Terra

Quando se fala em uma postura correta com relação ao meio ambiente sempre nos ocorre que mudanças radicais precisam ser feitas. Pois a boa notícia é que pequenas ações, quando consideradas ao projetar uma obra, podem efetivamente ajudar a proteger o seu contexto.

Constru…Rindo

Construir é uma aventura. Ninguém duvida… Para os não iniciados neste empolgante esporte, vai a dica: existe toda uma terminologia de quem transita por obras. E aqui vamos abordar apenas alguns termos mais usados do Português, deixando de lado os inventados, que não se encontra nem no Aurélio. Palavras como: zenital, levigado, arquitrave

Vai comprar apartamento na planta?

Comprar um apartamento zero ou na planta têm lá os seus segredos. O importante é saber avaliar o que está comprando, para não se arrepender quando receber o imóvel. Alguns cuidados serão de grande ajuda. Saiba como analisar uma planta e um memorial descritivo, para evitar as surpresas desagradáveis

Construção sustentável

A palavra mais usada atualmente deve ser sustentabilidade. Mas afinal, qual a definição para esta expressão? Encontramos a seguinte definição: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. E na prática, como podemos traduzir estes conceitos?

Arte de montar um acervo

Hora de investir nas paredes. A aquisição de obras de arte para sua casa requer tempo, atenção e carinho. E mais, não é preciso gastar muito para ter boas obras em casa. Com olhar sensível, orientação competente e um pouco de sorte, é possível adquirir belas peças. Não esqueça: arte tem que provocar prazer, emoção

Arquitetura líquida

Estranha expressão que pode soar como um disparate. Afinal, quando se fala em Arquitetura sempre nos referimos a algo sólido, com forma, volume. Pois esta promete ser a arquitetura do futuro. As novas gerações de arquitetos, formadas no contexto da cultura digital já incorporaram em seu processo de criação a chamada Arquitetura Líquida.

Arquitetura como Obra de Arte

Como pode uma casa de 300 m2 ser arrematada por 16 milhões de dólares? Quanto vale, afinal, a boa arquitetura?

Arquitetura esotérica

Arquitetura : arte e ciência. Milenar, deste que existe civilização, acompanha as diferentes culturas, expressando seu tempo, suas tecnologias e formas de relação com o mundo. Envolve a técnica de criar espaços adequados e organizados segundo uma demanda específica, que considere diferentes variáveis e resulte em uma obra que atravessará o tempo, revelando ao futuro quem era e o que fazia quem ali o ocupava, em que acreditava e como se expressava. Arte porque, criativa, permite que seu idealizador expresse padrões culturais, através de formas, tecnologias e interações com seu contexto histórico.

Água do esgoto: dá para reutilizar?

Nunca se falou tanto na necessidade de tomar consciência de que alguns recursos que a Terra nos oferecia de forma abundante, começam a dar sinais de esgotamento. A água é, sem dúvidas, aquele que nos afeta mais imediatamente, e que já começamos a sentir a urgência em preservar. Saiba que existem muitas alternativas de como e onde economizar. A água que vai para o esgoto é uma delas.

Acupuntura urbana

O que será ‘acupuntura urbana’? Pois o nosso genial arquiteto brasileiro Jaime Lerner criou este conceito para defender a melhoria das cidades através de pequenas intervenções.
Fechar Menu