Este projeto quebrou um paradigma na arquitetura no setor do Vinho no Brasil. Foi inovador ao incorporar os novos conceitos da Arquitetura do Vinho já consolidados em outras regiões do Mundo do Vinho no exterior. De formas arrojadas, projeta-se para o futuro, materializando uma imagem de produto contemporâneo para os vinhos elaborados na vinícola.
Além da proposta estética inovadora, com edificação harmoniosa com o entorno, o âmbito funcional apresenta soluções que resolvem as questões de processo e enoturismo sem conflito. Merece destaque a cave de guarda de vinhos, em barricas e garrafas. A loja de vinhos é funcional e integrada tanto a área de produção, quanto ao entorno com os vinhedos.
O projeto e a vinícola receberam aprovação unânime, de parte do setor, da imprensa especializada em vinho e turismo, sendo objeto de inúmeras matérias apresentadas pelas mídias impressa e eletrônica, marcando fortemente a imagem da marca Luiz Argenta e seus vinhos junto aos consumidores. É, ainda hoje, a referência da moderna Arquitetura do Vinho do Brasil, tanto no país como no exterior.